
Não, ele não é apenas mais um disco de heavy metal, muito menos um disco óbvio e normal com riffs poderosos, baterias velozes ou vocais que alcançam notas divinas, não...é mais que isso, Human Equation é um dos disco conceituais que criativos de que eu tenho notícia.
Simplismente o disco conta a história de um homem, que sofre um acidente e que fica em coma por 20 dias. Nesses 20 dias em coma, ele começa a sua luta por sobrevivencia, no caso, acordar para o mundo em que vive, porém, seus sentimentos o seguram, e essa é a premissa do disco, onde cada sentimento (razão, raiva, orgulho, paixão, amor e etc) irá se manifestar, e cada um deles mostrará seu ponto de vista, alem da presença do seu melhor amigo e de sua mulher.
Ao longo de 20 faixas, o disco permeia esses 20 dias de coma, onde ele trava uma batalha com si mesmo, onde seus traumas, amores, indagações, medos, angústias e lembranças do passado irão vir a tona, ora para desanima-lo, ora para enche-lo de esperança em sua jornada.
Em cada faixa você descobre mais sobre sua história e seus sentimentos tem uma participação importantissima, onde todos irão ser contra ele voltar a esse mundo, e o único sentimento que realmente está a seu favor é o Amor e a Razão, apesar de sua imparcialidade.
Esse é um disco que você só consegue entender se estiver com as letras à mão, pois a história é complexa e merece ser entendida, em todas as suas faixas, cada uma é importantíssima e formam um quebra cabeça que só tem desfecho na ultima faixa que transborda feeling e técnica.
Tecnicamente é um disco progressivo, com moldes heavy, folk em algumas faixas, mas predominantemente prog, onde o destaque vai para todas as faixas, grandiosas em camadas sonoras e virtuosismo transbordante de todos os intrumentos; porém, o destaque real está nas vozes, e que vozes, Arjen Lucassen conseguiu mais uma vez reunir um time de peso, que soa perfeito em cada faixa, cantando com sentimento e virtuosismo perfeitos, em total sintonia com o clima das canções. Os estilos variados engrandecem o trabalho, desde a voz suave e terna do Amor, à voz gutural da Agonia. Destaque para TODAS as faixas, ja que uma não existe sem a outra.
Ayreon - Human Equation
Line-up
Músicos:
- Arjen “Ayreon” Lucassen / guitarras acústicas e elétricas, baixo, sintetizadores analógicos, Hammond, Mellotron, teclados adicionais.
Vocalistas:
- Devon Graves (Dead Soul Tribe) como 'Agony'
- Devin Townsend (SYL) como 'Rage'
- Eric Clayton (Saviour Machine) como 'Reason'
- Mikael Åkerfeldt (Opeth) como 'Fear'
- Magnus Ekwall (The Quill) como 'Pride'
- Heather Findlay (Mostly Autumn) como 'Love'
- Irene Jansen (Karma) como 'Passion'
- James LaBrie (Dream Theater) como 'Me'
- Marcela Bovio (Elfonia) como 'Wife'
- Mike Baker (Shadow Gallery) como 'Father'
- Arjen Lucassen (Ayreon) como 'Best Friend'
Instrumentistas:
- Ken Hensley (Uriah Heep, Various) / Hammond
- Oliver Wakeman (Nolan & Wakeman) / teclados
- Martin Orford (IQ, Jadis) / teclados
- Ed Warby (Gorefest, Various) / bateria
- Joost van den Broek (Ayreon) / teclados
- John McManus / flautas
- Jeroen Goossens / flautas
- Robert Baba / violinos
- Marieke van der Heyden / cello
Track-list:
CD 1:
01. Day One: Vigil
02. Day Two: Isolation
03. Day Three: Pain
04. Day Four: Mystery
05. Day Five: Voices
06. Day Six: Childhood
07. Day Seven: Hope
08. Day Eight: School
09. Day Nine: Playground
10. Day Ten: Memories
11. Day Eleven: Love
CD 2:
01. Day Twelve: Trauma
02. Day Thirteen: Sign
03. Day Fourteen: Pride
04. Day Fifteen: Betrayal
05. Day Sixteen: Loser
06. Day Seventeen: Accident
07. Day Eighteen: Realization
08. Day Nineteen: Disclosure
09. Day Twenty: Confrotation
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente, e seja feliz. ^^